segunda-feira, 28 de março de 2011

PRÓS E CONTRAS DA CIRURGIA BARIÁTRICA

Olá amores!!!
Como foi de findi???!!!
O meu foi ótimo, muito tranquilo...
Hoje resolvi postar os prós e os contras da cirurgia bariátrica, estava falando com uma prima minha que estuda nutrição na USP e ela me disse que assim que tiver um tempo vai me passar os prós e os contras na visão dela como futura nutricionista...
Enquanto ela não me passa, eu vou postar as coisas boas e as ruins que acontecem COMIGO, o que EU penso ser bom ou ruim PRA MIM ok?!!

Vamos lá:

Coisas boas da cirurgia bariátrica:

  • Bom, eu nem preciso dizer que a mudança no visual foi a melhor coisa néh, todo mundo sonha e espera muito isso quando faz a cirurgia e eu não fui diferente... Hoje eu saio mais, me arrumo mais e não ando mais na rua de cabeça baixa, pelo contrário sou muito "perua" em cima do meu salto super alto rsrs.
  • Antes eu não conseguia calçar os sapatos, abotoar sandálias, pegar alguma coisa que caia no chão, meu marido quem fazia tudo isso pra mim, e o meu meu filho me ajudava quando meu marido não estava em casa, ele apanhava as coisas que eu deixava cair no chão... Era humilhante demais, cruel demais pra mim, ainda mais porque ele dizia que eu era folgada, hoje ele já consegue entender que eu não era capaz nem de fazer aquilo.
  • Quando eu ia comprar um sapato, eu tinha de pedir para o vendedor calçá-los para mim ou meu marido tinha de fazer, era horrível porque o meu pé tinha tantas cascas e calos por causa do peso, que eu morria de vergonha de pedir para alguém me ajudar... Por muitas vezes eu saia das lojas chorando, ou porque não conseguia calçar, ou porque eles não serviam nos meus pés.
  • Eu não conseguia fazer a minha higiene normalmente, havia lugares que eu não conseguia lavar como as pernas e pés, sempre que entrava no banho eu sentia falta de ar, por muitas vezes meu marido teve que me retirar do box quase desmaiando porque eu me sufocava lá dentro e não tinha fôlego para tomar banho fechada naquele calor.
  • Nunca mais passei por nenhuma dessas humilhações.
  • Ahh eu adorava tomar iogurte quase que o dia todo durante a dieta líquida!!! Era uma delícia!!!
  • Comprar roupas pra mim agora é um sonho!!! Sabe quando você passa numa loja e vê aquela promoção imperdível??? Pois é, hoje eu entro e compro porque os tamanhos me servem sem apertar ou descosturar quando eu experimento...
  • Sexo agora com a luz acesa podeeeeee!!!
  • Nunca mais me senti cansada, com falta de ar ou coisa parecida, meus exames agora estão sempre normais, sem pressão alta, tireóide, diabetes, essas coisas que todo gordo tem.
  • A minha vaidade aumentou 10000000 vezes, agora vivo no espelho, estou sempre arrumada, maquiada e as pessoas sempre me elogiam.
  • Os amiguinhos da escola do meu filho agora dizem que a mãe dele é bonita.
Bom, acho que as coisas boas não tem fim, mas algumas estão aqui pra comprovar a minha felicidade!!!

Agora vamos as coisas ruins:

  • O primeiro mês com a dieta líquida e a dieta pastosa é torturante. Eu chorei o mês inteiro arrependida do que eu tinha feito e botei todos de cabelos brancos com o meu "arrependimento". Dizia toda hora: _Ai meu Deus o que eu fui fazer da minha vida rsrs... Eu chorada com vontade de comer quando sentia cheiro de comida e não com fome. (Cabeça de gordo néh).
  • Aquela coisa de ter que caminhar o dia todo ou toda hora me irritava demais, tinha momentos em que eu queria deitar e descansar um pouco, mas meu médico dizia que eu tinha que andar, andar e andar... Eu passava o dia todo andando no quintal da minha mãe rodeando a casa com medo de ter alguma complicação pós cirúrgica.
  • Aff aquele Gatorade kkkk, só tomo de novo se estiver morrendo!!!
  • Tomar banho era complicado até eu aprender a amarrar o dreno com um cinto ou barbante para eu poder ficar com as mãos livres e ter "privacidade" para tomar os meus banhos sozinha. Ah o dreno não doía tá?!!
  • Quando eu tomava água, sentia dor forte no estômago, acho que foi porque eu também tirei a vesícula, sei lá, mas era muito ruim. Sempre olhava pra minha mãe e para o copo com aquela cara de "Ai meu Deus é agora", mas isso só acontecia com a primeira água do dia... Vai entender néh!
  • Ruim também era tomar um comprimido de Homeprazol com 30 ml de água, era quase uma mágica e ele tinha que descer de qualquer jeito.
  • Também foi muito ruim ficar tomando os líquidos a cada 15 minutos e depois a cada 10 minutos, meu celular despertava toda hora e isso me irritava, não tinha um minuto de sossego rsrs...
  • Aff e tomar aquela sopa batida então com gosto forte de carne ou frango, Deus sabe como eu chorava com o copo de sopa na mão, tapava o nariz e chorava... Tadinha da minha mãe que teve tanta paciência comigo, fazendo cada dia uma sopinha "diferente" pra ver se eu tomava um pouquinho mais. (Obrigada mãe por tudo!)
  • Colocar aquela meia apertada toda noite não era fácil, mas a gente até acabava dando risada daquela situação, minha mãe e meu marido suando pra enfiar aquela bendita meia em mim...
  • A adaptação com os novos alimentos quando a gente começa a comer também é ruim, você come um e espera pra ver se não vai ter Dumping, ou se não vai vomitar ou entalar.
  • Ai a primeira vez que entalei eu não esqueço nunca, pensei que fosse morrer com aquela dor no peito, que coisa mais horrível. Ainda bem que o corpo da gente se defende e bota tudo pra fora automaticamente, mas a dor é horrível.
  • Os vômitos até hoje são muito ruins, eu vomito sempre, fico com a garganta doendo as vezes e meus dentes estão cada dia mais amarelos por causa do ácido do estômago. Mas a culpa é minha que como rápido demais.
  • Os Dumpings são sem dúvida a pior coisa da cirurgia, aos poucos eu fui parando de comer quase tudo que é doce, olho pra eles e me arrepio da cabeça aos pés... Já cheguei a cair na rua e todo mundo me olhava assustado. Hoje só como docê na TPM, se não eu mato um kkk!!!
  • Gastroplastizado devia ter lanches e comidinhas especiais em todos os lugares ou deviam pagar "meia" kkk!!!
  • Pele, pele e muita pele eu tenho de sobra e está horrível!!! Credo horrível mesmo!!!
  • Hoje pra mim a pior coisa está sendo me controlar, porque já como normalmente, tem uma coisa ou outra evito porque entalo, enfim é normal, mas me controlar está sendo a pior coisa porque eu sou compulsiva e acho que deviam ter costurado a minha boca também pra eu parar de comer toda hora. Acho que de agora até o resto da minha vida eu vou lutar contra essa compulsão e ansiedade, e tentar ser muito forte e disciplinada para não voltar a engordar de novo. Porque a cirurgia não é mágica e cabe a nós saber se controlar e negar certas coisas quando percebemos que já passamos do limite, e essa vai ser a minha maior batalha daqui pra frente, visto que já tenho uma vida normal ou "quase" rsrs...
  • E a pior e mais séria de todas: A cirurgia não é mágica, e você precisa conseguir controlar a sua compulsão por comer muito ou comer doces também ou comer toda hora. Porque as pessoas me perguntam assim: _Se você tem o estômago pequeno então não consegue comer muito de uma vez? Eu respondo _Sim é verdade, mas a gente pode comer pouco toda hora, a cada meia hora se quiser, e isso o que destrói o sonho dos operados que voltam a engordar. Se você conseguir se controlar em relação a tudo isso, vai descobrir a mágica da cirurgia bariátrica.
Bom amores é isso. Espero que gostem e que entendam que esse é o MEU ponto de vista ok?!!
Beijos!!!

4 comentários:

  1. Olá Elaine , me chamo Ana Paula Rosa é um prazer conhece-la . vou fazer a cirurgia da Gastro dia 25/04/2011, e estou entrando em alguns blogs , pois estou com algumas duvidas e assim consigo clarear um pouco as idéias. Adorei seu post .. é tudo do que precisava para seguir em frente . Nada na vida é facil temos que lutar para conseguir sempre as coisas.. Vc não sabe o quanto esta me ajudando a criar forças para seguir em frente .Espero que possamos nos corresponder . Se tiver mais algumas dicas para me passar fique a vontade .. Paz e bem !!!

    ResponderExcluir
  2. hei flro aa minah cirurgia esta marcada para 05/04 adorei seu cantinho

    ResponderExcluir
  3. Oi Elaine, me chamo Carla Helena e estou decidindo se realmente quero fazer essa cirurgia, meu endocrino indicou, pois faz mais de 5 anos que venho lutando com as dietas, emagreço e engordo e fica sempre esse efeito sanfona. Gostei muito do seu blog, porque estou com muito medo da cirurgia e da recuperação e até mesmo em como vai ser minha vida cotidiana depois dela. Afinal a maior parte da nossa vida se passa na cozinha cercada pelos amigos e familiares, e me preocupo em como vou reagir durante essas reuniões e festas familiares quando tiver passado pela cirurgia. Mas estou infeliz com meu corpo, tenho vergonha e não consigo mais me maquiar e me arrumar, porque acho que não vale a pena entende? me sinto muito feia e estou odiando ter que me olhar no espelho, só sei que preciso mudar rápido antes que seja tarde demais. Se tiver outras dicas pessoais por favor me mande. Abraços

    ResponderExcluir
  4. AMEI SABER DE TUDO POIS VOU FAZER A BARIATRICA...E COM SEUS COMENTARIOS JA SEI COMO ME COMPORTAR DEUS ABENÇOE...SUA VIDA MAIS DO QUE JA TEMABENÇOADO ..AMÉM,BJIN...

    ResponderExcluir

Fico feliz em receber o seu recado!!!
Obrigada pela visitinha e pelo carinho!!!